5 motivos pelos quais você deve incentivar o uso do skoob na sua biblioteca

Todos nós que gostamos de literatura e temos familiaridade com as redes sociais sabemos que o Skoob é a principal rede social de leitura no país. É gratuito, útil e bem simples de usar. Desde 2009, a plataforma já atraiu mais de 4 milhões de usuários que são engajados. Eles tem o prazer em catalogar os livros da sua estante (mais que alguns bibliotecários por aí), resenhar, avaliar, criar listas de leitura e sonhar com o livro de capa luxuosa que está em um lista de compras.

A maior parte das editoras tupiniquins participam ativamente da plataforma, disponibilizando os lançamentos para divulgação, acompanhando a repercussão deles entre a comunidade leitora. E recentemente, a plataforma lançou uma ferramenta para que os editores possam entender como o seu público consome literatura, seja para vender os já publicados ou produzir novos produtos.

Na biblioteca, temos recursos estatísticos próprios para conhecer, avaliar e mensurar as saídas de livros. Na maioria das vezes, estes recursos são disponibilizados pelo próprio software de gestão bibliotecária. Conseguimos analisar o que nosso público consome dentro da biblioteca, quais são os livros mais emprestados, os temas mais consultados, entre algumas outras coisas.

Mas e o que os usuários querem? É possível prever sem consultá-los? Sem pesquisas diretas? Nessa questão, o e-commerce está a anos luz da gente. Uma loja sugere na mesma página de compra, possíveis livros que aquele usuário pode gostar, baseando-se apenas em suas buscas no Google. Isso tudo acontece por culpa total da magia dos sistemas eficientes de recomendações. Mas isso é papo para outro dia, meu pequeno padawan.

Nesta ocasioão, venho aqui para  te perguntar duas coisas: você usa o Skoob? E você recomenda o skoob para o seu usuário na biblioteca?

Se a resposta foi sim para ambas as perguntas, parabéns! Toma aqui seu certificado de BIBLIOTECÁRIO MANEIRÃO DA GALERA. Mas se foi sim para a primeira e não para a segunda, te dou aqui 5 motivos para você começar a fazer isso logo. Se foi não para ambas, aperta CTRL+ F4 pra testar um negócio.

1- VOCÊ CRIARÁ UMA REDE LEITORA NA SUA COMUNIDADE

Ao recomendar o uso do Skoob, seus usuários poderão visualizar todas as novidades literárias da biblioteca através das obras disponibilizadas nas estantes, acompanhar as atividades de seus colegas (o que eles leram, resenharam, compraram ou desejam comprar?) e promover a interação entre eles na rede. Ou seja, toda a sua comunidade terá um lugar na internet para engajar-se com a biblioteca e com outros usuários, trazendo resultados até mesmo para o mundo físico. E ainda, é possível reforçar o marketing de influência entres os usuários através da resenha de um usuário que incentiva outro a ler aquele determinado livro.

2- VOCÊ PODERÁ ANALISAR O CONSUMO DE LITERATURA DOS SEUS USUÁRIOS

No Skoob, é possível marcar todos os seus hábitos de leitura: os livros que você leu, comprou, desistiu, releu e deseja ler. Com o seus usuários participando da rede, você poderá avaliar quais são os títulos, autores e gêneros consumidos, se são livros físicos ou digitais, quando seus usuários leram e muitas outras coisas. Com todas essas informações, é possível criar um cenário de tendências para a sua biblioteca e isso pode gerar insights para ações e atividades mais assertivas.

3- VOCÊ TERÁ OUTROS HORIZONTES PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS

É claro que você não jogará na lata do lixo o catálogo oferecido pelas editoras, as pesquisas com os usuários e muito menos as avaliações de acervo, no entanto, você terá acesso a todas as listas de leituras e de desejos criadas pelos usuários de uma maneira completamente natural e orgânica. Com isso, poderá analisar materiais que provavelmente não entrariam na lista de compras.

4- SEU USUÁRIO TERÁ CONTATO COM OS LANÇAMENTOS EDITORIAIS

No Skoob, as editoras tem um espaço para promover os lançamentos dos seus livros, com muitas promoções de sorteios, sinopses, vídeos e até resenhas. Desse modo, seu usuário poderá criar mais vínculos com a leitura, conhecendo novas obras, gêneros e autores que antes poderiam não ser de seu interesse.

5- O SKOOB DESPERTA O DESEJO PARA A LEITURA

Sabemos que o Skoob não cobra de seus usuários, no entanto, o dinheiro para se manter vem das editoras, que aproveitam o espaço para anunciar. A grande sacada para as bibliotecas em ter seus usuários neste ambiente. é que ele pode ser “alvo” de bombardeios publicitários que despertarão seu interesse para o mundo literário e o trará ainda mais para o ambiente da biblioteca.

lendo-livros-12
Uma usuária lendo ou consumindo leitura? Eis a questão que as livrarias já solucionaram. 

Sim, eu sei que usar “consumo de leitura” pode assustar um pouco, pois convivemos com um lado mais romantizado. Porém, a realidade é que leitura é consumo de informação. Assim como, a Netflix analisa como seus usuários consomem seus filmes e séries, e ficam nenhum pouco chateados com os resultados alcançados, precisamos analisar como nossos usuários consomem os livros para melhorar a experiência deles em bibliotecas.

– MAS E AÍ? COMO VOU INCENTIVAR MEUS USUÁRIOS, ANDREZA?

Há diversas maneiras de fazer seus usuários usarem o Skoob. Você pode:

  • Abordar seus usuários no espaço da biblioteca e passar horas contando as maravilhas do Skoob e como sua vida mudou completamente depois disso.
  • Aproveitar as atividades de voltas às aulas, caso seja uma biblioteca escolar, para expor o funcionamento do Skoob, seus benefícios e recursos através de pequenas oficinas. Criar algumas competições entre os alunos para o uso da plataforma, utilizando-se das “metas de leitura” e “paginômetro”.
  • Criar ou compartilhar conteúdo sobre o Skoob em mídias sociais da biblioteca.
  • Colocar o Skoob como uma das páginas favoritas ou iniciais nos computadores da biblioteca.

O importante é perceber que, ao fazer esses tipos incentivos e atividades, você criará mais vínculos com o seu usuário.

E cabe a você saber o que dá pra fazer com as informações que se obtém disso.

Você pode apenas incentivar.

Ou aproveitar para melhorar a experiência do seu usuário na sua biblioteca.

E aí, pílula azul ou vermelha?

 

 

 


3 comentários sobre “5 motivos pelos quais você deve incentivar o uso do skoob na sua biblioteca

  1. Eu não sou bibliotecária (ainda) mas faço tanto propaganda do Skoob desde que comecei a usar (deve fazer no mínimo 8 anos) que o site podia me pagar um cachêzinho já. hahaha
    Eu sempre amei ler mas é FATO que o Skoob me deixou completamente viciada, já que aumentar minha carga de leitura virou um tipo de metade de vida. E é até hoje. Com certeza minha rede social favorita!
    O mesmo acontece com o Filmow (basicamente a mesma coisa, mas voltado pra filmes). Se eu contar quantas horas perdi na minha vida nesses sites, acho que fico até deprimida. Ou não. hehe
    Beijos!

    http://www.cafeidilico.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s