16 plataformas de cursos online gratuitos para melhorar o currículo e obter horas complementares

Chegou o último ano de curso, você examinou seu histórico e percebeu que não tem nem 10% das horas complementares requisitadas. O desespero bateu e você já pensou em chamar o Chapolin Colorado para saber se sua marreta poderia lhe render algumas horinhas complementares. Mas calma, calma, não criemos pânico.

Um dos jeitos mais proveitosos de se conseguir resolver este pequeno empecilho se chama cursos online gratuitos, sim esses mesmo que são 100% de graça, o bom e velho 0800. Cursos à distância são flexíveis quanto ao seu horário, a distribuição de carga horária na semana fica por sua conta e você pode fazer de onde der: metrôzão lotado, ônibus, van, kombi, no intervalo do estágio e ou até mesmo durante a aula chata daquele professor mais chato ainda.

Muitos desconhecem ou não se lembram quais são plataformas seguras e de qualidade. Porque além de fazer como atividade complementar, é sempre bem-vindo como um adicional no currículo, não é mesmo?

Bora lá para lista que preparei para vocês (vale lembrar que alguns cursos o certificado é pago, mas o acesso a plataforma é todo gratuito, ok?):

1. Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco está em primeiro lugar porque foi a primeira que conheci quando ainda estava no ensino médio. É uma plataforma que me encantou logo de cara por conta da metodologia de ensino que é bem dinâmica e tem muitos recursos visuais, o que faz com que você faça vários cursos e aprenda de maneira simples e agradável. Os cursos oferecidos são de Administração, Aperfeiçoamento e Comportamental, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Gestão e Governança, e Informática.

2. Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas disponibiliza vários cursos gratuitos com certificado com temas na área de Finanças, Sustentabilidade, Marketing, Direito, Educação, Comunicação e outros. A metodologia de ensino é um pouco similar com a Fundação Bradesco, as mídias são em flash com animações, o que torna mais fácil e atrativo o aprendizado.

3. Khan Academy

O Khan é meu queridinho na hora de estudar programação, mas ele tem também cursos de Matemática para o ensino fundamental, Ciências e Engenharia, Computação e Finanças. É uma mistura de vídeo aula, projetos e textos. É baseado na gamificação, ou seja,  quanto mais você avança e conclui os módulos de cada curso, você ganha medalhas. Tem um espaço para discussão, o que o torna um diferencial.

4. Coursera

A Coursera têm muitos cursos em português, porém vale muuuito dar uma olhada no site em inglês que tem uma leque bem maior de cursos superinteressantes. Recomendo para vocês uns de design educacional em inglês que é sensacional!). O Coursera é uma plataforma utilizada também por muitas universidades nacionais e internacionais, seu certificado é pago (mas eu considero o valor acessível).

5. Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma instituição sem fins lucrativos que oferece cursos com parcerias com universidades de diversos países, o Khan Academy em português faz parte de um dos projetos da Fundação. Outros projetos conhecidos (ou não, eu pelo menos não conhecia, mas adorei todos) Youtube Edu, Programaê!, Geekie, Eduqmais, Edu App.

6. Veduca

O Veduca tem um catálogo de cursos gratuitos bem diversificado e em diversas áreas do conhecimento: Administração e Negócios, Ciências Exatas, Economia, Gestão, Medicina e Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia. No entanto, para receber o certificado na maioria dos cursos é preciso pagar uma taxa. Quanto a metodologia, os cursos possuem materiais em textos e em vídeos.

7. INEAD

Encontrei o INEAD há pouco tempo em minhas pesquisas e já gostei muito pela diversidades de assuntos como: Moda, Economia e até mesmo um curso de padeiro online. O certificado também é pago, mas agora os pães da tarde aqui em casa, são feitos por mim.

8. Sebrae

O Sebrae tem foco no Empreendedorismo e seus recursos gerenciais como a Contabilidade e Gestão. Mesmo que você não pretenda ter seu próprio negócio, é de grande valia aplicar os conceitos de criatividade, inovação e organização em seu atual emprego e até mesmo na vida pessoal.

9. Learncafe

A propaganda do Learncafe já fala: são 4971 cursos pra você desfrutar e 2190 cursos gratuitos com certificados! E são sobre os mais diversos assuntos: Autoajuda, Agronomia, Saúde, Artes, Educação e até mesmo esoterismo. Você aprende sobre programação JAVA e sobre salgadinhos de festa. É ou não é uma beleza?

10. Iped

O Iped do mesmo modo do Learncafe tem cursos pagos e gratuitos, além de ter até um preparatório para o ENEM. Seus cursos são em vídeo-aulas e são interessantes, até o plano deles de estudo mensal por uma pequena taxa é um caso a ser pensado.

11. Escola do governo – Senado Federal

Confesso que fiquei mega surpresa ao conhecer este site, achei superinteressante o Senado oferecer meios para a população entender um pouco mais sobre Legislação, Relações Internacionais e até mesmo sobre o novo acordo ortográfico.

12. BMF&Bovespa

A BMF&Bovespa tem cursos gratuitos ligados a Finanças, sobre a Bolsa de Valores e as Ações. Sabemos que você será rico como bibliotecário e por isso, é de bom grado saber como multiplicar o dinheiro.

13. SESI/SENAI

Os cursos são autoinstrucionais (ele é estruturado de forma que os conteúdos sejam autoexplicativos, o que particularmente acho um máximo), eles não têm chat, nem fórum de discussão por esse motivo.

14. Alison*

O Alison é uma plataforma que acredita no empoderamento pessoal através do conhecimento gratuito e de qualidade. Oferece cursos nas mais diversas áreas de conhecimento e em diferentes níveis de dificuldade. Como o Coursera, ele tem muitos cursos em português, porém vale muito a pena dar uma olhada no site em inglês.

15. CC50

Quer aprender a programar e não sabe como? O CC50 é um curso para aprender sobre programação e tem convênio com a Universidade de Harvard e é todo em português. Ou seja, você vai aprender a programar e ainda vai ter um certificado de Harvard. Se isso não é a oitava maravilha do mundo, eu não sei mais qual é.

16. RioEduca

Nunca pensei que falaria bem de algum programa da prefeitura do Rio de Janeiro, e como diz a minha avó “nunca diga que dessas águas não bebereis porque vai que se bebereis e se afogueis…” mas esse programa está de parabéns!  Ele possui vários subprojetos, recursos pedagógicos que os professores do município ou você aí em casa pode utilizar: tem o Smart Kids, a Bússola Escolar, o Klick Educação, a Enciclopédia Digital, a Educação Online e muitos outros. Queria parabenizar os idealizadores do RioEduca, por tornar a educação mais lúdica o aprendizado para as crianças e também por disponibilizar materiais e recursos para os professores. E há também várias outras coisas legais no site deles, corre lá e me conta depois o que achou nos comentários.

Há alguns sites que só estão disponíveis em inglês, mas valem o clique (e a inscrição nos cursos):

  1. UC Irvine Extension Launches Virtual Teacher Certificate Program
  2. Class Central
  3. Edx
  4. Open Culture
  5. Open 2 Study
  6. Future Learn

Diversas universidades disponibilizam cursos gratuitos, a lista poderia ser enorme, mas selecionei aqueles mais conceituados (e que eu já fiz).

  1. USP
  2. Unicamp
  3. Unesp
  4. PUC
  5. UFRB
  6. UEMA
  7. UFF
  8. ITA
  9. UFRGS
  10. Harvard
  11. Stanford
  12. University of Derby
  13. MIT
  14. Yale
  15. Deakin University

A lista ainda é pequena quando comparada com a gama de recursos educacionais que temos nas nossas mãos atualmente. E por isso, a lista está aberta para novos acréscimos e edições. Se vocês conhecem mais algum curso bacana e que não foi citado, manda pra gente!

 


3 comentários sobre “16 plataformas de cursos online gratuitos para melhorar o currículo e obter horas complementares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s