Como publicar livros sem editora

Na biblioteca, incentivamos sempre a leitura, mas pouco se fala sobre a produção literária. Sabemos que existem histórias incríveis para serem lidas, mas tantas outras a serem contadas. Mesmo que não seja de ficção, há sempre conhecimento que pode ser compartilhado e também publicado.
.
Por trás do mundo da literatura, sabemos que o mercado é dominado pelas grandes editoras e autores renomados. Os autores desconhecidos dificilmente encontram espaço em editoras tradicionais e enfrentam inúmeras barreiras para suas primeiras publicações, seja por questões financeiras, exigências na mudança da história, falta de autonomia ou reconhecimento.
Talvez existam pessoas aqui (sim, você, querido leitor) que, apaixonados por literatura, tenham também o desejo de escrever seu próprio livro e não sabem muito por onde começar.
.
No início do mês de outubro, estive num evento, aqui em Goiânia, organizado pela Amazon para falar sobre a KDP e autopublicação. A primeira apresentação foi feita pela gerente da KDP na Amazon e em seguida tivemos um bate-papo super interessante com alguns autores independentes sobre o processo de escrita e outras questões.
.

Mas o que é o KDP?

A sigla é a abreviação de Kindle Direct Publishing. É uma plataforma online em que qualquer pessoa pode publicar seu próprio livro e colocá-lo à venda. O autor pode ter o controle dos seus direitos, determinar seu preço e fazer modificações a qualquer momento.
.
Sabemos que quase todos (senão todos) os escritores tem o sonho de ver seu livro impresso como objeto de orgulho, mas as novas tecnologias estão mudando a maneira de ler e acessar informação. Publicar um livro impresso por editoras tradicionais custa caro e o autor recebe pouca porcentagem das vendas. Com o KDP, o e-book estará disponível para todo o mundo em questão horas e você poderá receber até 70% dos royalties sobre as vendas. Você ainda pode disponibilizá-lo no Kindle Unlimited, assinatura da Amazon que dá ao leitor acesso a milhares de livros do mundo todo por um valor mensal.
.
kindle-paperwhite_0035-1500x1000
.
Se você não quer vender sua história de imediato, você pode tentar a plataforma Wattpad. Lá, você publica seus textos e os leitores comentam, além disso, as histórias mais votadas e mais lidas ficam numa “hot list”. Assim você pode saber se está no caminho certo e fazer melhorias.
.
Outra forma de se desenvolver nesse trabalho de escritor é procurar vídeos no youtube sobre processo de escrita e alguns grupos no Facebook de autores independentes. Existe muita gente boa “escondida” no mundo virtual disposta a trocar figurinhas.
.
O importante é praticar. Coloque suas idéias no papel (no celular, tablet ou computador, rs) e ouse criar.

Um comentário sobre “Como publicar livros sem editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s