Por quê usar um agregador de conteúdo

A internet é um espaço com infinitas informações disponíveis. Redes sociais, sites, blogs, consumimos muito conteúdo online. Os feeds vivem cheios de publicações, mas a impressão que temos é que depois de uma hora não absorvemos nada realmente relevante pra nossa vida. Inclusive, temos a sensação de estar perdendo informações importantes no meio de tanta coisa.

Diante disso, a gente fica um tanto confuso e perdido. As vezes a gente até tenta se organizar criando uma pasta de links favoritos, mas visitar os sites todos os dias dá trabalho e leva tempo. Por isso, vou te apresentar uma ferramenta que mudou a minha vida e faço uso diário dela. Descobri o Feedly em uma aula de Automação de Unidades de Informação, no seminário de uma aluna.

Feedly é um agregador de conteúdo, ou leitor de RSS, que junta tudo que você quer ler em um só lugar. Com isso, você não precisa visitar um site de cada vez para ler as notícias ou informações que você busca. O próprio agregador lê o conteúdo dos feeds que indexa dos sites selecionados e mostra em sua interface.

Mas por que você deve usar esse tipo de serviço?

 

media-20180205

É simples e prático

É super fácil de criar uma conta, você pode usar sua conta Gmail ou Facebook.

A interface é personalizável, ou seja, você escolhe a forma de visualização do conteúdo e as categorias que quer ler.

É objetivo

Você escolhe os sites que quer ler e ainda pode criar categorias, classificando os sites e usando os critérios que você quiser.

Outro ponto é que a publicação que você clicou é marcada como lida e você não se confunde tentando lembrar se já leu ou não o texto.

Poupar tempo

Em vez de visitar todos os sites, um por um, e ver se há algo que te interessa, o agregador te mostra tudo o que foi publicado de novo pelos sites que você selecionou. 

Dessa forma, você faz um “escaneamento” (passada de olho) nos títulos das publicações e escolhe aqueles que são de seu interesse e que quer ler. A publicação que você clica, em muitas das vezes, já vem com o texto completo e você não precisa ir até o link para fazer a leitura. 

Além disso, se você não puder ler na hora, você pode salvar para ler mais tarde.

Descobrir coisas novas

Siga sites que você não conhece ou que você até gosta mas não tem o costume de visitar. Pode ser que você descubra bons artigos, temas interessantes, notícias e atualidades. Assim, você fica antenado e amplia os assuntos de leitura, saindo um pouco da zona de conforto.

Você vai se surpreender com quanta informação boa e interessante você perdia por falta de organização. Com essa ferramenta você poder ler mais em menos tempo e ainda fazer um filtro.

Tem alguma sugestão de outra ferramenta? Conta pra gente!


5 comentários sobre “Por quê usar um agregador de conteúdo

  1. Melhor coisa eveeeeeeeeer que já encontrei nas interwebs da vida.
    Ajuda bastante com o colher info sobre a área, ficar ligado em vagas e concursos, além de ser aquele otimizador de tempo em decorar quais sites a gente entra cotidianamente para notícias e tudo mais.
    O único probleminha do Feedly é que não tem no Android, aí é bom usar um alternativo com o GReader que é quase a mesma interface e faz uma porção de coisa bacana como compartilhamento, assistir videos no próprio app e marcar leitura para mais tarde.
    E sim, espalhando a palavra sem dó nem piedade 😀

    Curtido por 1 pessoa

    1. Siim, é ótimo! Que legal saber que você também usa!
      Mas, Bruna, eu achei o Feedly na Play Store e ele funciona normalmente. Vai ver o app é recente 🙂
      Eu não conhecia esse GReader, mas é uma ótima alternativa né?! Obrigada pela dica!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s