4 maneiras de desapegar dos livros

Como eu já falei neste outro post aqui, ao rever nossas necessidades, talvez a gente perceba que acumula muita coisa e pode se desapegar e desfazer dos excessos que guarda em casa. A idéia é começar aos poucos e passar pra frente aquilo que já não é muito útil pra nossa vida.
 .
Os livros são uma dessas coisas que a gente tende a acumular na estante de casa e deixar pegando poeira, sem nem tocar neles durante anos. Se você já entendeu tudo isso e aceitou o desafio do desapego, pode estar com algumas dúvidas: “como começar?”, “vou dar pra quem?”, “não quero jogar no lixo!”, “onde deixo?”. Calma, vamos por partes.
 .
Primeiramente, você deve analisar o estado de conservação. Não adianta você querer passar pra frente um livro que foi molhado, está mofado e com folhas soltas (a não ser que seja uma obra rara). Depois, veja se o conteúdo ainda é válido.  Livros de ficcão são atemporais, mas a maioria dos jurídicos atualizam constantemente, fazendo seu conteúdo não ser mais vigente.
Tendo feito essa seleção, os que realmente não tiverem condição de serem doados, você pode enviar para reciclagem. Se sua cidade não tiver coleta seletiva, procure cooperativas. Ou se não, você pode usar até pra peso de porta ou pra nivelar aquele monitor que está baixo, rs.
 .
Quanto aos que estão em bom estado de conservação, vamos ver algumas formas de passar pra frente:

Doação

Bibliotecas

Grande parte das bibliotecas não recebe recursos financeiros suficientes e outros incentivos para atualizar seu acervo com frequência, devido a isso, os livros disponíveis são pouco atraentes para o público em geral. Você pode entrar em contato com a biblioteca mais próxima de sua casa ou uma que fique no meio do seu caminho de todo dia e ver se eles aceitam seus livros de doação. Tenho certeza que a biblioteca ficará feliz em receber!

Amigos

Você pode compartilhar seus livros com os seus amigos ou alguém conhecido da sua faculdade/trabalho. Pode fazer uma lista dos livros que você quer doar e publicar na sua rede social, assim seus amigos poderão escolher alguns livros que gostariam de receber. Com certeza muitos irão gostar da ideia e até podem sugerir uma troca. O que acha de fazer isso no seu círculo social?

Venda

Que tal ganhar um dinheirinho extra? Existem muitos sebos e lojas de livros usados que compram vários títulos e pagam uma quantia em dinheiro. Ou você pode até vender seus livros pela internet.

“Esqueça um livro”

É um movimento, inspirado no BookCrossing, dos EUA, que consiste no ato de deixar um livro em algum lugar público onde outros leitores possam encontrar. É importante colocar um recado no livro deixando claro que ele tem que ser passado pra frente depois da leitura. Assim, você pode criar uma rede de compartilhamento!
 .
E então, vamos começar? Conta pra gente o que fez com os seus livros!